sábado, 5 de novembro de 2011

Baú com decóupage com guardanapo

Feito por Iracema Guerreiro
Decóupage com guardanapo

Adoro decóupage com guardanapo e embora tenha o mito que é mais difícil por ser muito fininho, pegando o jeitinho rende lindos trabalhos.
Vou passar o Passo a Passo de como foi feito este baú:

  • Depois de passada uma base de tinta acrílica marrom claro e lixado, foi feito o efeito de falso couro passando uma camada de tinta marrom escuro diluída e em seguida rolando um  paninho enroladinho e umidecido.
  • Escolhemos um guardanapo com o fundo clarinho, e com a flor em cor de destaque. No caso era marfim o fundo e as flores vermelhas.
  • Passamos uma camada bem fininha e espalhada de cola branca, sem nenhum excesso e em seguida colocamos a primeira película do guardanapo.
  • Alisamos o guardanapo com ajuda de um saquinho plástico PP em cima de outro pra não ter atrito e rasgar o papel  (aquele bem transparente e escorregadio, mas pode ser outro tipo também) Para ficar mais liso ainda,  passamos um rolinho do tipo de biscuit, bem durinho, ainda por cima do saquinho plástico. O papel ainda fica na cor original.
  • Pra finalizar, uma camada de goma laca incolor, que impermeabiliza o papel, deixa ele transparente deixando aparecer a cor de fundo e permite que se faça o sombreado nas bordas sem enrugar novamente o guardanapo. A goma laca por ser a base de álcool evapora rapidamente e não amolece o papel. Pode ser usado também a goma laca indiana que dá uma cor mais amarelada e ressalta o envelhecido.
  • Verniz spray na finalização.

Uma outra dica pra quem ainda tem dificuldade em colar o guardanapo, utilizando um ferro de passar roupa: passe cola normalmente na peça onde será aplicado o guardanapo. Não precisa ser uma camada fininha. Deixe a cola secar. Posicione o guardanapo sem as duas películas brancas e, utilizando uma delas para proteger por cima do desenho, passe o ferro de passar roupa em temperatura média. A cola amolece e o guardanapo gruda rapidinho, ficando bem lisinho. Finalize com a goma laca incolor e depois o verniz.


      Nenhum comentário:

      Postar um comentário

      Deixe seu nome, e-mail e página da web para que possamos te conhecer!

      LinkWithin

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...